sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Consorcio “Carris / Toyota / Tesla/Almadesign” – Posto de Combustíveis (Baterias e Hidrogénio); Estacionamento e Stand de Vendas – Senhor dos Anéis – Cap 58.

A Carris com os seus 635 Autocarros gasta anualmente 18 milhões de litros de combustível, derivados de petróleo que não produzimos, gerando igualmente poluição com custos ainda por estimar.

Anualmente a carris para executar a sua missão de transportar pessoas na cidade de Lisboa, liberta para a atmosfera qualquer coisa como:
  •   Monóxido de Carbono (CO) – 550 Toneladas;
  • Óxidos de Nitrogénio (NO) – 400 Toneladas;
  •  Óxidos de Enxofre (SO2) – 15 Toneladas;
  • Hidrocarbonetos não queimados (HC) – 90 Toneladas;
  • Partículas – 25 Toneladas;
  •  Dióxido de Carbono (CO2) – 30.000 Toneladas;

Uma das principais dificuldades na venda e circulação dos veículos a hidrogénio é a inexistência de estações de abastecimento. Se não existirem não se vendem veículos, e se não existirem veículos ninguém quer investir na instalação das estações. Este constitui o dilema que deve ser resolvido pelo novo Consorcio.









A Almadesign vai liderar o consórcio para projetar 3 novas estações para a Carris, que serão simultaneamente, postos de Abastecimento e STAD de vendas para a Tesla e a Toyota.
A Toyota lançou o Mirai que com 5kg de Hidrogénio a 700bar consegue autonomias de 500kms.

A Tesla com o seu último modelo com 85 KWh de energia carregadas nas suas baterias de Lítio consegue uma autonomia superior a 400 kms.

Se a Carris vai utilizar ambos os sistemas nos seus novos Bus Híbrido (Lítio + Hidrogénio), com necessidades médias diárias de 1.000 MWh de energia eléctrica e 60 Toneladas de Hidrogénio, os 3 novos Postos de Combustível / Stand de Vendas, terão capacidade de armazenamento de 200 MWh de energia, recebidos todas as noites onde o preço chega valores inferiores a 10€/ e 300 a 400 Toneladas de Hidrogénio reabastecido 2 a 3 vezes por mês.

Não existe melhor localização em Lisboa para um Stand da Tesla que Junto a um posto de carregamento de Baterias, que é igualmente parque de estacionamento Ligeiros.

Não existe melhor localização em Lisboa para um Stand da Toyota que Justo a 1 posto de Combustível de Hidrogénio, que é igualmente parque de estacionamento Ligeiros.

Parque de Estacionamento

·        Todos os utentes do parque de estacionamento que utilizem a Carris para Transporte terão descontos estacionamento gratuito.

·        Todos os utentes do parque de estacionamento que utilizem a Carros movidos a electricidade terão descontos no estacionamento ou energia gratuita.

·        Todos os utentes do parque de estacionamento que utilizem a Carros movidos a Hidrogénio terão descontos no estacionamento ou energia gratuita.

São decisões do Consorcio, sabendo que quanto mais barato para o utilizador for estacionar e carregar o seu automóvel com Electricidade ou Hidrogénio, maior será a aquisição de veículos green e maior o interesse em utilizar os transportes Públicos.


Aproveitando os actuais parques de estacionamento da Carris situados em Mira-flores; Pontinha e Alta de Lisboa Serão todos remodelados e transformados em postos de Armazenamento de Energia e Hidrogénio, servindo como postos de combustível Green para fornecer a quem necessitar.

Sem comentários: