sábado, 5 de janeiro de 2013

O daltónico e o seu belo kispo castanho.

Passou mais uma época festiva e o meu mano voltou para Angola.

Passou o Natal, deu um abraço a familiares e amigos e voltou para o trabalho como milhares de Portugueses, não é bom, nem é mau, é a vida.
O meu mano tem um kispo verde de que gosta bastante, sendo um kispo, tem um forro com pelo que o torna quentinho e agradável de vestir.

Acontece que o meu mano tem de altura mais palmo e meio que eu e na largura não é muito diferente.
Quando o levei ao aeroporto pediu-me para ficar com o kispo em Lisboa, digamos que as temperaturas em Luanda não aconselham estas vestimentas…

Depois de algumas cervejas a preço proibitivo no aeroporto, lá acedi ao pedido e fiquei com o famoso kispo, pensando logo o que fazer a um kispo onde cabem 1.5 gajos como eu lá dentro.
A primeira vez que tive contacto com um daltónico tinha 13 ou 14 anos e numa famosa viagem de carro com o meu pai por momentos fiquei aterrorizado!

A história reza assim…
Pai - Filipe (o pai é João e eu em casa dos papás sempre fui Filipe) aquele sinal está verde ou vermelho?

Eu – O QUÊ???
Pai – Responde, depressa!

Eu – Está vermelho! VERMELHO!!
Pai – OK! (reduziu e parou)…

Eu – Pai, não vês o sinal?
Pai – Claro que vejo filho, caso contrário não teria perguntado se o sinal estava verde ou vermelho…

Eu – Pois…mas…não vês as cores?
Pai – Vejo a luz mas para mim isto é tudo tons de cinzento!

Eu – Então mas quando andas sozinho de carro como fazes?
Pai – Bem, de dia não tenho problema, pois como vejo todo o Sinal sei que a luz vermelha é a de cima; a amarela é a do meio, e a verde a ultima, sei sempre quando posso passar.

De noite é mais complicado pois só vejo a luz e não sei se está em baixo ou em cima e como as luzes são todas cinzentas é complicado, digamos que de noite só viajo com companhia, neste caso és tu!
Eu – Porra que me assustei, pensei que não vias nada…

E assim foi…
Posso acrescentar que passados quase 30 anos o meu pai continua daltónico.

É do SPORTING, como toda a família (Claro!) mas para vestir detesta o verde, mas adora o castanho!
O mais engraçado é que para um daltonico, ambas as cores são acinzentadas e com tonalidades bastante semelhantes…

Manias…Adiante…
Passados 2 ou 3 dias fui a casa dos meus papás para uma bela almoçarada, farto de ouvir a minha “fofa” mandar-me arrumar o kispo resolvi leva-lo para casa dos papás…

Eu – Pai, olha que belo kispo que te trago aqui!
Pai – um kispo? Para mim? Então e tu?

Eu – É pá, eu fico a nadar nisso, experimenta lá tu para ver se te fica bem…
Pai – Qual é a cor do kispo?

Eu – CAS-TA-NHO!
Pai – É pá, fica mesmo bem! É giro, quentinho e da cor que eu gosto!

Eu – Já podes agradecer ao teu filho Marcio, pois ele só o veste alguns dias pelo natal!
Pai – OK! Mas já viste, fica-me mesmo bem!

Eu – Vá, vamos mas é almoçar e guarda o kispo castanho no armário…
Desculpa pai, esta mentira amorosa JJJ

3 comentários:

Anónimo disse...

Hey there! I've been following your web site for some time now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Humble Texas! Just wanted to tell you keep up the good work!
Here is my homepage : mur de clôture en parpaings

R+ disse...

LOL Jony!!! Mas afinal os tons de cinzento são diferentes para verde e castanho? por exemplo com dois lapis de cor, é possivel dizer qual é qual?

Ja agora, quando é que mandas a saga dos representantes do povo para a tvi? tanto trabalho merecia algum reconhecimento e utilidade pública!

Mais uma: Saiu recentemente o relatorio do fmi que dizia para cortar nas forças armadas, professores, medicos e juízes.... não faltam lá tb os políticos?? que falha tremenda :P
cumps

O Portugal Bipolar disse...

Boas R+,

Votos de um bom 2013!

Vamos por partes...
Um daltónico ao olhar para as cores verde-claro e castanho-escuro vê ambas cinzento e o cinzento mais escuro é o castanho, mas se olhar para castanho-claro e verde-escuro, continua a ver dois tons de cinzento, mas o cinzento mais escuro é o verde...LOOOOOOOOOOOOOOOOL

Para alguém que procure desesperadamente ser reconhecido em Portugal posso dar 3 sugestões:
1º - Inscrição no próximo BIG BROTHER
2º - Inscrição na próxima saga da Casa dos Segredos
3º - Se pretende pouco trabalho e efeitos imediatos, basta criar uma conta no Facebook e escrever " Que se lixe a TROIKA, queremos as nossas vidas de volta!"

Quanto mais pessoas tomarem consciência que existe efetivamente uma "Ditadura dos partidos " em Portugal, mais perto estaremos da solução...