domingo, 26 de agosto de 2012

A ditadura dos partidos – Redução de Câmaras Municipais - Distrito de Viseu.

Depois de Aveiro e quando eu julgava que “ a coisa” até era capaz de melhorar com a subida ao norte de Portugal, o distrito de Viseu apenas confirma o perpetuar de JOBS espalhados pelo território.
O distrito de Viseu é constituído por 24 municípios, 15 têm menos de 12.000 habitantes, só Viseu supera os 30.000 habitantes com 99.284 e Tondela e Lamego andam perto desse valor, com 28.946 e 26.691 habitantes respetivamente.

Sendo benevolente dos 24 municípios 3 cumprem os critérios. É de rir, pois chorar com as desgraças não leva a lado nenhum.
Destaco a Câmara Municipal de Penedono, que com os seus 10 Presidentes (1 Pres. Câmara +9 Pres. Junta) serve uma população de 2.952 habitantes, é obra!

Claro que os Presidentes gostam de andar bem acompanhados e temos portanto de contar com motoristas, secretárias ( de 2 pernas), tesoureiros, presidente do plenário, 1º e 2º secretário do plenário (não sei se existem mais) temos igualmente uma empresa municipal (Serviços Sociais e Aprovisionamento de Penedono?!?!?!?!?), que claro é gerida por alguém, mais secretária, mais contabilista, mais…mais…mais.
Depois de distribuir ordenados por esta gente toda, quanto sobra para as necessidades da população? É que tudo isto existe para supostamente servir menos de 3.000 pessoas!

Adiante! Assinalados a vermelho estão os distritos não cumpridores, sendo porventura mais fácil enumerar os que cumprem os critérios.

1.      Viseu - 99.274 habitantes.

2.      Tondela – 28.946 habitantes.

3.      Lamego – 26.691 habitantes.

A escolha deve ser feita pelas populações, só elas saberão a que municípios desejam pertencer, mas acabam presidentes de Câmara Municipal para populações com menos de 30.000 habitantes, Compreendo e aceito que as escolhas das populações possam ser diferentes das minhas, mas essas terão de ser feitas.
Como não guardo sentimentalismos em relação a qualquer um dos 308 municípios Portugueses posso apenas afirmar que as minhas escolhas agrupam municípios próximos e em cada região tentei e tentarei que todos os municípios sirvam populações semelhantes (tanto quanto possível) e sejam o mais homogéneos possível dadas as condições iniciais.

Dito isto, Viseu é constituído por 24 municípios.


 

Existem 21 que não cumprem os critérios.


 

A solução que apresento é a seguinte.





Como resultado final passamos de 24 Câmaras Municipais para 7

Informação retirada da ANMP (Associação Nacional de Municípios Portugueses)

2 comentários:

Anónimo disse...

E pensar que em 2003 ainda se criavam concelhos em localidades como Canas de Senhorim e menos de 10 anos depois ... Realmente o barco navega completamente à deriva...

MDF

O Portugal Bipolar disse...

São os governantes que temos, mas como somos todos nós que os elegemos, temos de reformar a forma como nos governamos...