segunda-feira, 16 de julho de 2012

Tese de Doutoramento do Jony –merda por merda… (Parte I)

 Estava eu a mudar a fralda à minha filha quando tive a 1ª visão da minha tese de doutoramento.

Hoje em dia, todas as marcas fazem promoções, ofertas, descontos e afins.
Estava atrapalhado com a quantidade de merda que se acumula agarrada ao corpo de uma criança, quando reparei na promoção de uma das marcas de toalhitas para limpar merda.

Hoje em dia a moda é utilizar a embalagem exterior de um determinado produto, pintar uma faixa amarela em todas as faces e escarrapachar promoção x ou desconto de Y com a respetiva percentagem, tudo sempre com letras garrafais a vermelho para não passar despercebido.
No caso era 25% GRÁTIS.

Como já afirmei variadíssimas vezes, este servente da construção civil concluiu com êxito a primária e pouco mais, não sendo particularmente versado em letras devido à sua profissão tem a mente desenvolvida nas áreas da matemática.
Com a iliteracia financeira do país onde vive, e como é pessoa modesta, julga que “em terra de cegos, quem tem um olho é rei”.

Muitas vezes para um simples servente a matemática não faz nenhum sentido, chegando a ser frustrante quando abordada mais a pormenor.
É como o PIB de Portugal, mergulha como um animal, mas quando se fala da dívida em percentagem do PIB o valor para 2012/2013 teima em não passar os 110%.

Como exemplo em 2011 Portugal teve de PIB 238.880 milhões de USD que a valores de hoje são perto de 196 mil milhões de Euros e pelo andar da carruagem, Portugal corre o risco de chegar ao final de 2012 com um PIB de 2011 superior a 200 mil milhões de Euros! Portugal em 2012 com a desvalorização do euro já acrescentou perto de 25 mil milhões de Euros ao seu PIB final de 2011. Resumindo, uma confusão!

 

Olhando para o saco das toalhitas da merda fiquei mais ou menos com o mesmo problema: a promoção era 25% GRÁTIS e tinha de facto mais 1 saco de toalhitas da merda (onde normalmente existiam 3 sacos passaram a existir 4).
Ora se 1 saco a mais em 4 são 25%, ao olhar para a anterior quantidade de sacos (3) o aumento de quantidade foi de 33.33333….%. Como pode uma fábrica aumentar a oferta de produto em 33.333333…% mantendo o preço sem que nada desapareça da embalagem e que quem compra tenha apenas 25% de produto grátis? Que grande confusão vai nesta cabecinha pensadora.
Mas eu quero ser DOUTOR! É uma vontade que tenho! Sei lá!

Como é impossível dedicar-me à arte da prosa o doutoramento tem de ser na área das matemáticas!
Só falta escolher o tema, mas merda por merda deve incluir percentagens, sei lá!

Estou tão decidido que até vou criar uma nova TAG
Tese de doutoramento do Jony, sem H, pois eu sou habitante da Tugolândia e a alcunha tem perto de 30 anos, mas essa fica para depois…


Sem comentários: