Fazendo uma pequena paragem nas pescas, vamos regressar ao grupo Ocidental que foi abordado nos capítulos 8; 9 e 10.
Uma grande ideia, seja ela qual for, deve ser sempre que possível experimentada a uma pequena escala, para que ajustamentos de pormenor sejam realizados, para que qualquer problema seja facilmente resolvido, para que o produto, a ideia, o caminho não tenha falhas.
Para livrar
estas ilhas da dependência do petróleo falta apenas reconverter carros e
barcos.
Nas ilhas do
grupo ocidental vivem perto de 4.400 pessoas (430 no Corvo e 3995 nas Flores).
Falta um
pequeno passo para desenvolver um módulo de cálculo da energia consumida,
apresentando o respetivo custo com gráficos que permitam a comparação de
consumos por mês.
Nas flores
são necessários 2423 contadores e no Corvo mais 267 são apenas 2.690 contadores
que irão monitorizar todo o consumo energético das duas ilhas podendo os dados
ser facilmente transportados para gráficos criando “modelos de consumo”
consoante o tipo de cliente podendo assim facilmente prever necessidades
diárias/mensais de energia.
Avançar para
carregadores rápidos universais para carros elétricos distribuídos por ambas as
ilhas para promover a mobilidade elétrica de veículos.
Imputar
todos os custos no preço da gasolina e gasóleo para o consumidor final,
incentivando desta forma a troca de carros e motas movidos a combustíveis
fosseis para veículos elétricos.
E os Barcos?
Como está o nosso projeto de barcos elétricos para transporte de
pessoas/mercadorias e para ser utilizado como barcos de pesca? Conforme falamos
no capitulo 4 e 5?
-O Japão já
tem um barco com capacidade de transporte para 800 pessoas e autonomia de 80Km.
Vamos unir
esforços e juntar a nova fábrica de produção de baterias, universidades,
estaleiros navais e industria, para criar um protótipo português que seja
possível replicar nos nossos estaleiros que andam praticamente abandonados.
800 Pessoas
com peso médio de 80kg são 64 toneladas, a distancia entre portos das ilhas do
grupo central anda perto dos 80kms, quando não é inferior.
A distância
entre as ilhas do grupo ocidental é inferior a 40 kms.
Vamos criar
3 tipos de barcos, um novo cluster nacional apoiado em tecnologia de ponta, que
possa ser vendável internacionalmente.
Tipo 1 –
Barcos de transporte de mercadorias/Passageiros
Tipo 2 –
Barcos de pesca
Tipo 3 –
Barcos de laser/ barcos casa / barcos hotel
Para as flores e corvo necessitamos
de 1 barco tipo 1
Características Barcos tipo 1
Velocidade
12 a 20 Nós
Autonomia-
250Km
Capacidade
Transporte/carga – 300 pessoas / 30 toneladas
Características Barcos tipo 2
Velocidade
12 a 20 Nós
Autonomia-
150Km
Capacidade
Transporte/carga – 50 toneladas
Características Barcos tipo 3
Velocidade
12 a 20 Nós
Autonomia- 250Km
Capacidade
Transporte – 10 a 50 pessoas
Para as
flores e corvo necessitamos de 1 barco tipo 1, 20 barcos de pesca (tipo 2) e 5
barcos casa para turismo de habitação + 1 Barco/Hotel. (Tipo 3)
A encomenda destes barcos juntamente
com as encomendas que se seguirão para as restantes ilhas dos açores serão
entregue ao consórcio que apresentar o melhor projeto e que aproveitando os
nossos estaleiros se disponha a construir em Portugal.
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