sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Canhão da Nazaré



Estava a almoçar quando vi as imagens (No restaurante o som esta off) e pensei, isto só pode ser na Austrália!

Aquele GAJO é LOUCO!
Depois ao jantar e já com som na TV para meu espanto o surfista era realmente australiano, mas a onda era bem Portuguesa!

Estas imagens já correram mundo e são sem dúvida uma enorme ajuda para a promoção de Portugal.

Esta descrita como a maior onda de sempre alguma vez surfada com uma altura de 28 a 30 metros

Ainda me lembro do génio que teve a ideia do ALLGARVE…

Meu Deus!

Adiante…



“O canhão da Nazaré, como o nome indica fica situado na costa da Nazaré, Portugal. É o maior desfiladeiro submarino da Europa, tem uma extensão de cerca de 200 km e chega a atingir os 5 000 m de profundidade.
Rico e diverso em vida marinha, tem vindo a ser alvo de vários estudos por parte da Marinha Portuguesa, e várias outras instituições, nacionais e estrangeiras, com o objectivo e como argumento para expansão da "Zona Económica Exclusiva Portuguesa", ZEE.

Recentemente os pesquisadores encontraram, por exemplo, um tubarão a 3 600 metros de profundidade, assim como diversas colónias de corais.

O Canhão de Nazaré também funciona como um polarizador de ondulações. As ondas conseguem viajar em uma velocidade muito maior pela falha geológica, chegando na costa praticamente sem dissipação de energia. A Praia do Norte, na cidade de Nazaré, apresenta consistentemente ondas significativamente maiores do que o restante da costa portuguesa por conta do Canhão de Nazaré.

No dia 01/11/2011 o atleta Garrett McNamara surfou na região conhecida como Norte do Canhão uma onda que tinha por volta de 30 metros de altura sendo a maior onda já surfada na história”


Fonte WIKIPEDIA

Sem comentários: