sexta-feira, 18 de março de 2011

Perfect Storm XVI_ Faltam 15 Dias

Quando teve inicio a TAG Perfect Storm o vosso amigo andava com a sensação de Déjà vu.


Conforme foi explicado resumidamente no e 2º Post eu estava na MERDA! e claro, como não gosto do cheiro a ideia em 2008 era sair dela o mais rápido possível.

Orgulhoso com o património que tinha e descontando 40% sobre a avaliação bancária desse mesmo património apresentei-me aos mercados para pedir ajuda.

De peito cheio informei que as minhas necessidades de financiamento eram de 50% face ao meu património (já descontando os referidos 40% sobre a avaliação bancária) julgando na altura que seria coisa simples.

Não me alongando muito pois este não é o BLOG da Vida de Calimero... verifiquei que tanto o meu património como a relação bancária que tinha com instituições financeiras (sempre saudável e cumpridora) de nada servia.

Passados 30 meses é normal que vendo o país que amo com os mesmos problemas as comparações sejam inevitáveis e as conclusões também.

Portugal tem como património cerca de 10% do que deve.
Eu tenho como património cerca de 200% do que devo.
Portugal está a pagar cerca de 8% de juros a 5 anos.
Eu estou a pagar 1.45% de juros a 30 Anos.
Os mercados não confiam em Portugal.
Os bancos não confiam em mim.

Para mim era evidente que Portugal iria bater no fundo era apenas uma questão de tempo.
Sabendo das necessidades de financiamento da Tugolândia para 2011 e sabendo que a 11 de Março e a 24 e 25 de Março seria discutido o nosso futuro comecei a contar os dias que faltavam para batermos na parede.

O meu pensamento foi simples, se as minhas garantias não são suficientes para os bancos com o património que tenho pode Portugal ter sorte face ao património que tem?

Claro que NÃO!

Neste caso vou escolher o dia 1 de Abril (dia das Mentiras) como o dia em que Portugal bate no fundo!
Uma semana depois do conselho europeu de 24 e 25 de Março.

Para ajudar à festa os países produtores de petróleo estão com tumultos fazendo o preço do petróleo subir em flecha e o Japão sofreu o Maior sismo da sua história seguido de tsunami com ondas de 14 metros (julgava que eram de 10 metros mas ontem tive conhecimento que a cidade de Tarau era considerada uma cidade modelo pois tinha construído um muro com 10 metros de altura à 80 anos e as ondas ultrapassaram esse muro em 4 ou 5 metros).

A cidade de Tarau está em ruínas…

Quanto a Portugal vamos ter eleições no verão mas seja qual for o governo as medidas de consolidação orçamental ainda vão ser piores que o famoso PEC IV.

Eu até detesto ter razão, pois sempre que isso acontece a coisa fica pior do que estava.



Tic…Tac… Tic…Tac… Tic…Tac… Tic…Tac… Tic…Tac… Tic…Tac… Tic…Tac… Tic…Tac… Tic…Tac… Tic…Tac… Tic…Tac… Tic…Tac…



Faltam 15 Dias!

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou contigo! Eu já previa isto a cerca de 2 anos e abandonei o país já faz mais de 10 meses. Deixei tudo para trás, levei comigo a minha familia e um carro cheio. Já falta pouco para validar a minha tese de que Portugal vai bater no fundo!