sábado, 12 de fevereiro de 2011

Consumo de electricidade


Depois de ter abordado o consumo e produção eléctrica de todas as nossas ilhas(incluído na TAG Going Green) ou Link, voltei a minha atenção para a minha habitação.
Habituado a falar de MWh e GWh tenho de mudar de escala para falar do meu consumo eléctrico, vamos utilizar a escala de KWh.
O contador da minha habitação no dia 30 de Janeiro (12Horas) marcava 46 256KWh, hoje dia 12 de Fevereiro (12Horas) marca 46 362KWh.
Gastei em 13 dias 106KWh ou 8.15KWh por dia ou 0.00815MWh (prefiro falar em KWh para a minha habitação).
Tenho então 1 consumo de 8.15KWh por dia.
Qual é a produção de 1 m2 de painel solar?
Por dia 1 m2 de painel solar produz 0.7KWh. (valor médio anual para um painel em Lisboa, virado a sul com uma inclinação de 34º)
O prédio onde vivo (8 inquilinos) tem de área útil virado a sul 90m2 (não posso contar a área da clarabóia…)
95m2 de painéis solares dá uma produção média diária de 66.5KWh.
Sendo o consumo dos restantes 7 inquilinos semelhante ao meu o consumo diário seria de 65.2KWh.
O consumo nas habitações é maioritariamente nocturno pois durante o dia as pessoas estão a trabalhar.
Poderia vender o excesso de electricidade produzida durante o dia quando o preço é mais caro e comprar a electricidade que consumo à noite onde é mais barato.
VANTAGENS
  1. Os gastos com transporte de electricidade eram mínimos pois seria produzida onde é mais necessária (cidades).
  2. Lisboa teria a maior central fotovoltaica do mundo mas distribuída por milhares de prédios, sendo o lucro distribuído por milhares de pequenos produtores.
  3. Em Serpa o lucro da central fotovoltaica vai maioritariamente para a General Electric saindo as divisas do país, mas se for distribuída por milhares de produtores particulares nas cidades o dinheiro volta a entrar na economia ficando as divisas em território nacional.
  4. Redução das emissões de CO2 pois a energia produzida é 100% green.
  5. Se a produção de energia em Portugal ainda depende em 45% de petróleo, gás ou carvão ao produzir energia green não necessitamos de comprar tanta matéria prima ao exterior poupando dinheiro.

Sem comentários: