segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O.E. 2011


Vamos iniciar a conversa do Orçamento de Estado, como já foi explicado pelos mercados internacionais, a consolidação tem que ser para já!
Nos últimos 15 anos a Tugolândia tem tido um pensamento, considerado NORMAL!, falo do Chico Espertismo!
Se fosse vendável, tinha-mos o problema das contas públicas resolvido…, mas infelizmente não é!
O Chico Espertismo consistia em enviar estimativas a 3 anos para a União europeia, em que este ano, nada se fazia, mas para o ano, os cortes eram á seria!
No ano seguinte, voltava-mos a ter mais, do mesmo, novo orçamento estimativo a 3 anos, este ano nada fazemos, mas para o ano, vão ver é só cortar!
O que nos foi explicado, é que essa história já não pega, os juros já passaram os 6%/ano, e se não cortam já, a garantia é que em 2011 será superior a 10% ano!
O cortam já, ou se querem dinheiro para vícios…ele custa + de 10%/ano…
Face a isto o PSD não se quer colar ao novo aumento de Impostos ( ai…ai…ai…que lá se vão os votos)
O PS longe, do fulgor dos 2 primeiros anos tem cedido a tudo e a todos! (Professores; Policias e restantes F.Públicos)
Não me alongando no aumento de impostos (é inevitável e voltaremos a ele mais tarde)
Não me alongando na redução de ordenados (também é inevitável, quer seja pela redução do ordenado ou pela redução nas deduções fiscais…voltaremos a ele mais tarde)
Antes de aumentar impostos e reduzir salários, deixo algumas sugestões, que não podem esperar mais (na minha modesta opinião)!
  1. Deputados 230…Espanha é 5 vezes maior e tem 350… 85 Deputados chegavam perfeitamente!
  2. 420 Funcionários da assembleia da república??? Para 230 Deputados??? Soube destes senhores quando em 2010 fizeram greve pela primeira vez!, É verdade são 420 Almas…
  3. Aumento do ordenado dos deputados e ministros para o dobro (quero lá os bons e esses tem que ser bem pagos!), au aumentar o ordenado, são cortados todos os restantes abonos, subsídios, despesas de representação, carros, motoristas, casas, etc…etc…etc.
  4. Carro e motorista pago pelos contribuintes só para Presidente da Républica; 1º Ministro; Restantes Ministros e Presidente do tribunal Constitucional! Empresas publicas, institutos, e fundações publicas não tem direito a carro nem motorista, o ordenado não é mau, e se querem carro, utilizem o próprio!
  5. Existem 300 empresas municipais com 2000 Administradores (extinção de todas, despedimento de todos os administradores) as autarquias tem obrigação de gerir o seu território, não necessitando de empresas satélite!
  6. 306 Fundações com Utilidade pública, com dependência directa do Orçamento de estado? Pelos serviços prestados ao país a FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN manteria os apoios, as restantes 305 teriam de ver a sua utilidade aprovada pela Assembleia da Républica e Ministro das finanças, o Objectivo e apoiar no máximo 6 Funfações (Cortava-mos 300!...)
  7. O Tribunal de contas tem direito de veto, sobre todos os contractos, executados pelo governo, sobre novas estradas; Hospitais e restantes PPP.
  8. Publicação de todos os contractos executados com dinheiros públicos superiores a 1.000.000€
  9. Istitutos fundações etc, que beneficiam do estatuto de IVA Reduzido, passam para Regime normal de IVA (21%) ou 23% como se espera para 2011.

Só depois destas alterações se pode pensar em aumentar impostos e reduzir salários e bonificações, caso contrário ninguém entende, como diz o velho ditado "OU HÁ MORALIDADE OU MAMAM TODOS!



Fique bem, e até breve J



Sem comentários: