segunda-feira, 25 de maio de 2015

Macedónia – O novo Kosovo da Europa?


Um problema nunca vem só e os nossos amigos Macedónios sabem isso melhor que ninguém.

Depois da guerra no Kosovo foi prometido aos Albaneses da Macedónia que teriam um papel importante no governo, visto serem perto de 25% da população.

Promovido pelos Estados Unidos e com forte apoio Europeu ficou garantido que não pediriam a autonomia mas teriam a possibilidade de governar.

E assim andou a Macedónia até aos dias de hoje aturando os Albaneses no seio do seu próprio governo, independentemente do seu país fazer fronteira com outro chamado Albânia.

Por curiosidade particular daquela região a Macedónia tem igualmente fronteira com outro “país” ,a que alguns chamam Kosovo, que é habitado exclusivamente por Albaneses faz fronteira com a Albânia, mas não é a Albânia, é o Kosovo.

E a Macedónia que faz fronteira com ambos e não é o Kosovo nem é a Albânia também tem perto de 350.000 Albaneses, que andam pelo governo para evitar males maiores.

Isto já andava mal e o Gás veio complicar tudo.

Depois de os Estados Unidos terem bloqueado a passagem de Gás pela Bulgária, com forte apoio Alemão e muito dinheiro à mistura os Russos não são propriamente um povo que quebre com a primeira adversidade, se não passa pela Bulgária, passará pela Turquia; Grécia e…e…e…Macedónia entrando pela Sérvia!

Lá está, mais um problema!

A Europa e os E. Unidos tentam tudo na Macedónia para o gás Russo não passar, os Russos por seu lado depois do revés na Bulgária entendem que o seu Gás pode passar pela Macedónia de duas maneiras.

Passa a bem ou passa a mal, os Macedónios é que escolhem! Mas passa…

Já existia o problema com os Gregos sobre o nome da Macedónia, que para os gregos é inaceitável, depois veio o problema com os Albaneses e agora temos Rússia a puxar para um Lado e E.Unidos + Europa a puxar para outro.

A Solução para a Republica da Moldávia acaba por ser simples e indolor, basta mudar de nome.

Passam a chamar-se Republica Grega da Moldávia, pedem adesão à Grécia como região Autónoma.

A Grécia ganha 2 milhões de habitantes e juntos expulsam os Albaneses.

Caros Albaneses da Macedónia, são bem-vindos na Republica Grega da Macedónia mas não tem direito a voto, querem votar é só voltar para a vossa terra, que neste momento até tem 2 pátrias, o Kosovo ou a Albânia, basta escolher.

Aqui na Republica Grega da Macedónia são bem-vindos apenas para trabalhar e fazer negócio…

O Gás Russo passa com o real patrocínio Grego e acabam todas as confusões.

Este acordo é bom para a Grécia, é bom para a Macedónia, é bom para a Rússia e acaba por ser bom para a Europa, ou isto ou o Kosovo nº2?

A guerra do gás continua e a Macedónia está no centro.


Boa sorte para os Macedónios já que todos os intervenientes se estão cagando!


A Cinzento são regiões de maioria Albanesa; a amarelo é população mista, sendo a verde maioria Macedónia.

Sem comentários: