domingo, 16 de setembro de 2012

Portugal - O Senhor dos Anéis –Nova Transtejo com Barcos eletricos I (Cap. 36).

Depois de uma limpeza profunda à empresa Transtejo, já aqui relatada amplamente na TAG Transportes e exaustivamente explicada pelo  Tribunal de Contas, com a aquisição dos estaleiros navais de Viana pelo consórcio Japonês tratado no capítulo anterior, são criadas novas sinergias entre as empresas ligadas à extração de lítio, execução de baterias e indústria naval.

Para os primeiros motores elétricos dos barcos é feito um acordo entre a nossa EFACEC e a Mitsubishi para produção de motores.
O segredo passa a ser a disponibilização mútua de patentes mediante o pagamento de um fee, novos desenvolvimento de patentes é igualmente disponibilizado sendo incentivado o investimento conjunto em I&D.

Para já (2015), no que a Lisboa diz respeito são 2 Barcos Elétricos com capacidade de 400 pessoas /32 Toneladas e autonomia de 160Kms.
Mais 2 Barcos Elétricos com capacidade de 800 pessoas /64 Toneladas e autonomia de 80Kms.

Se os 2 catamarans comprados à Martifer em 2010 custaram 14 Milhões de Euros,
Vamos acrescentar 4 milhões de Euros para as baterias de Lítio (4MW) ficando cada Navio por 11 Milhões de euros.
O 1º Com capacidade para 400 pessoas e autonomia de 160kms vai fazer o percurso Belém-Porto Brandão; Trafaria.




Com uma velocidade máxima de 30 nós e 21 nós (40kms/hora) de velocidade de cruzeiro a viagem dura o máximo de 12(8+4 paragem) minutos já incluindo a paragem em Porto Brandão.
Como só existe no máximo 1 barco por hora esta linha fluvial passa a ser servida apenas por 1 Barco elétrico que fica em media 18 minutos parado por cada viagem de 12.

Vamos considerar armazenamento de energia de 40 MW na Trafaria e em Belém.
 
Os 2 navios com capacidade para 800 pessoas e autonomia de 80kms e o navio com capacidade para 400 pessoas e autonomia de 160kms vão fazer o percurso fluvial entre o Barreiro e o Terreiro do Passo.

Mantendo a mesma velocidade o percurso é feito em cerca de 14 min.
Ficam alguns percursos fluviais em que os Barcos ainda não são elétricos mas para primeira encomenda (2015) cumpre os Objetivos.

Percurso feito por Barcos Elétricos com capacidade para 800 Pessoas a Verde (claro e escuro)
Percurso feito por Barcos Elétricos com capacidade para 400 Pessoas a Azul.

Restantes cores para percursos feitos por barcos utilizando combustíveis fosseis.
 
Vamos Juntar mais 40MW de armazenamento no Barreiro e outros 40MW no Terreiro do Paço.


Alteração 17 de Setembro 2012

Os horários pintados a amarelo são para realizar por 1 novo Catamarã com capacidade para 400 pessoas e autonomia de 160kms, os horários a cor de laranja e branco são para extinguir, pois os novos barcos tem maior capacidade de transporte não se justificando barcos de 5 em 5 min.

Nota: A ocupação máxima em horas de ponta ronda os 66%


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