quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A ditadura dos partidos – Redução de Câmaras Municipais - Distrito de Viana do Castelo


Chegados a Viana, temos igualmente presidentes para dar e vender.
Dos 10 municípios, apenas 2 apresentam mais de 30.000 habitantes, os contemplados são Viana do Castelo e Ponte de Lima, aos outros 8 sai bola preta.

Com a prática acaba por ser mais fácil descobrir o Wally, neste caso temos 3 municípios com pouco mais de 3.000 habitantes e decidi olhar para o que apresenta mais juntas de freguesia. O Wally é Paredes de Coura.
São 23 Presidentes para 9.200 Pessoas!
Uma imagem vale mais que mil palavras e J.F. com menos de 1.000 habitantes são a regra! Tudo acompanhado de presidentes e demais STAFF que os serve.

A escolha deve ser feita pelas populações, só elas saberão a que municípios desejam pertencer, mas acabam presidentes de Câmara Municipal para populações com menos de 30.000 habitantes, Compreendo e aceito que as escolhas das populações possam ser diferentes das minhas, mas essas terão de ser feitas.

Como não guardo sentimentalismos em relação a qualquer um dos 308 municípios Portugueses posso apenas afirmar que as minhas escolhas agrupam municípios próximos e em cada região tentei e tentarei que todos os municípios sirvam populações semelhantes (tanto quanto possível) e sejam o mais homogéneos possível dadas as condições iniciais.

Dito isto, Castelo Branco é constituída por 10 municípios.

 

Existem 8 que não cumprem os critérios.

 

A solução que apresento é a seguinte.


 

Como resultado final passamos de 10 Câmaras Municipais para 5

Informação retirada da ANMP (Associação Nacional de Municípios Portugueses).

Sem comentários: