segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A ditadura dos partidos – Redução de Câmaras Municipais - Distrito de Guarda.

 Depois de Viseu, o distrito da Guarda é igual, ou pior.

O distrito da Guarda é constituído por 14 municípios, 10 têm menos de 10.000 habitantes, só a Guarda supera os 30.000 habitantes com 42.541.
Destaco a Câmara Municipal de Almeida com os seus 30 Presidentes para uma população de 7.228 habitantes, é obra! Em média é 1 presidente por cada 241 habitantes! Fantástico!!!

Claro que os Presidentes gostam de andar bem acompanhados e temos portanto de contar com motoristas, secretárias ( de 2 pernas), tesoureiros, presidente do plenário, 1º e 2º secretário do plenário (não sei se existem mais).

No meio de tudo isto, só para se entender o ridículo da situação temos a Junta de freguesia da Aldeia Nova, que com os seus 33 habitantes pode falar diretamente com o presidente da junta para resolver os seus problemas.

Não é fantástico?
Temos 33 habitantes e para que não lhes falte nada preparamos 1 edifício a que chamamos junta de freguesia, instalamos lá 1 presidente (Exmo. Sr. Dr. Humberto Paulo Guerra) e uma secretária Alda Maria Tomás do Coito.

Depois de distribuir ordenados por esta gente toda, quanto sobra para as necessidades da população? É que tudo isto existe para supostamente servir pouco mais de 7.000 pessoas, e temos 30presidentes mais uma panóplia infindável de JOBS?!?!??!?
Adiante! Assinalados a vermelho estão os distritos não cumpridores, sendo  a Guarda o único município com mais de 30.000 habitantes.

A escolha deve ser feita pelas populações, só elas saberão a que municípios desejam pertencer, mas acabam presidentes de Câmara Municipal para populações com menos de 30.000 habitantes, Compreendo e aceito que as escolhas das populações possam ser diferentes das minhas, mas essas terão de ser feitas.
Como não guardo sentimentalismos em relação a qualquer um dos 308 municípios Portugueses posso apenas afirmar que as minhas escolhas agrupam municípios próximos e em cada região tentei e tentarei que todos os municípios sirvam populações semelhantes (tanto quanto possível) e sejam o mais homogéneos possível dadas as condições iniciais.

Dito isto, a Guarda é constituída por 14 municípios.

 

Existem 13 que não cumprem os critérios.


A solução que apresento é a seguinte.

 
 


 

Como resultado final passamos de 14 Câmaras Municipais para 4

Informação retirada da ANMP (Associação Nacional de Municípios Portugueses)

Sem comentários: