sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ilha do Pico_Going Green_Soluções



Meus caros, a partir de agora vai começar a piar mais fininho J
O Pico teve uma produção mensal em 2009 perto de 4000MWh, temos portanto de contar com uma produção diária 200 MWh, para podermos planear o desenvolvimento futuro, ficando com capacidade instalada para produzir 6000MWh/mês.
Temos igualmente de contar com capacidade de armazenamento de energia, julgo que uma capacidade de 200MW pode perfeitamente responder às necessidades actuais e futuras desta ilha.
Custos
Eólica no mar – 1.5milhões por MW = 300 Milhões

Eólica em terra – 1.2 Milhões por MW=240 Milhões

Hídrica Nova Geração – 2.5Milhões por MW=500 Milhões (incluindo armazenamento)

Armazenamento de Energia 200MW = 200 Milhões
Custo total entre 450 a 500 Milhões de Euros, foi o suficiente para manter o PS e o PSD em joguinhos de MERDA quando da aprovação do nosso Orçamento de Estado.
É o custo aproximado de 1 dia de Greve Geral ou de 1 dia de ponte, das muitas que vamos ter em 2011.
Relembro que para libertar a 3ª ilha de petróleo, já existiriam 3 novas fábricas em Portugal, 1 para transformação do Lítio e 2 de Baterias.
Já teríamos anunciado ao Mundo que todas as empresas de Armazenamento de energia que se instalarem em Portugal teriam 10% de imposto IRC.
Já teríamos criado legislação adequada, para que todas as empresas que queiram investir em armazenamento de energia, não pagariam imposto, até terem esse investimento pago!
Se o Custo da electricidade é caro, e retira competitividade ás nossas empresas, se o custo da energia de noite é bastante mais barato que de dia, não seria lógico, comprar de noite, armazenar e utilizar de dia?
A solução para o Pico, não será só uma, mas sim uma combinação de todas as formas de produção e armazenamento de energia, tendo em conta os custos/benefícios por MW produzido e ou armazenado!
Existem 4 maneiras de armazenar energia:
  1. Através de barragens, como as novas que se vão construir, com uma ou mais, reservas de água, em que durante o dia a água utilizada para produzir energia fica aprisionada em bacias, e de noite utilizando a energia do vento, voltamos a bombear a água para dentro da barragem, utilizando no dia seguinte a mesma água para produzir a energia que necessitamos! (Resolve 2 problemas, podemos produzir energia na estação seca, e de noite já não vendemos a energia a preço da chuva, utilizamo-la para bombear a água para poder produzir novamente energia durante o dia que é muito mais cara!)

  1. Armazenamento de energia BATERIAS! É o nosso petróleo pois temos matéria-prima abundante! Lítio e é um metal RARO! Nos EUA tem a Firma 123 Sistems, está em testes para armazenamento até 44 MW alem disso produz baterias para carros!
    http://oportugalbipolar.blogspot.com/2010/04/descoberto-petroleo-em-portugal.html

  1. Cavernas de armazenamento com AR COMPRIMIDO! Novamente nos EUA estão a tentar armazenamento ate 200MW, mas segundo os testes iniciais, só será possível armazenar 200MW durante 6 a 8 horas, e o sistema tem de ser mais desenvolvido (MAS PORRA 6 a 8 horas é mais do que suficiente para Portugal armazenar energia do vento durante a noite para libertar na rede no inicio da manhã!) Na ilha do Pico, grutas existem pelo menos 10! Podem ser exploradas para armazenamento de energia? Não sei! Mas é mais uma possibilidade em aberto!

  1. 4º tipo de armazenamento FLYWHEEL não produz energia, mas quando a rede tem em excesso, guarda a energia que está a mais para posteriormente a libertar, quando a procura é superior á oferta, através de um sistema magnético que roda a 1400 rotações por minuto está constantemente a monitorizar a rede e quando a rede tem energia em excesso, absorve essa energia, que de outra forma seria perdida, sem gastar energia! Pode mudar de receptor de energia para fornecedor de energia de 1 segundo para o outro, a resposta é quase imediata!




TUGOLÂNDIA O PAÍS SEMPRE EM FESTA!
O ano que aí vem vai ser rico em pontes e fins-de-semana prolongados. À excepção do Ano Novo, do Dia do Trabalhador e do Natal, todos os outros feriados nacionais vão proporcionar pequenos períodos de férias, tão do agrado dos portugueses.
Depois do Carnaval (em 2011 vai acontecer a 8 de Março), Abril trás as primeiras mini férias. É que, à Páscoa, vai juntar-se o 25 de Abril. Serão quatro dias seguidos, já que à Sexta Feira Santa se junta o dia da Revolução, na segunda-feira seguinte.
Em Junho, voltam as mini férias. O 10 de Junho calha a uma sexta-feira. Para quem celebrar o Santo António (13 de Junho, segunda feira), são mais quatro dias de descanso.
Ainda em Junho, o Corpo de Deus, no dia 23 (quinta feira) dá azo à primeira ponte do ano. Isto para quem não festeja o São João, pois estes nem sequer precisam de faltar ao trabalho na sexta (24 de Junho).
Em Agosto, o dia 15 (Assunção de Maria) é uma segunda-feira: mais um fim-de-semana prolongado.
O 5 de Outubro é que calha, em 2011, a uma quarta-feira. Não dá para fim-de-semana prolongado, mas sempre corta a semana a meio. Bem bom!
Novembro e Dezembro é que trazem mais três chances para outras tantas pontes. O dia de Todos os Santos calha a uma terça-feira. A Restauração da Independência e a Imaculada Conceição celebram-se na primeira e segunda, quintas-feiras do último mês do ano.


TUGOLÂNDIA - O PAÍS SEMPRE EM FESTA!
Concurso Publico Lançado em Abril de 2010
Secretaria Regional do Ambiente e do Mar dos Açores lançou o concurso público para a elaboração dos planos de gestão dos recursos hídricos em sete das ilhas do arquipélago.
A adjudicação insere-se no âmbito do futuro Plano de Gestão de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Açores.
Com uma indicação de preço base de 350 mil euros, o concurso está aberto para recepção de candidaturas até Abril.
As ilhas da Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo são as regiões açorianas abrangidas.

Será assim tão dificil juntar as propostas deste concurso publico com empresas de armazenamento de energia?
Custo final: 640 Milhões de Euros


Resultando = Portugal pode anunciar ao mundo o 1º passo para o seu objectivo final...petroleum free 2030!

640 Milhões gastos e 3 ilhas livres de petróleo! É mau?

Um Abraço e até breve!

Sem comentários: